SEMA – Semana de Artes

Do desejo de valorização das especificidades dos territórios locais nasceu a experiência “SEMA - Semana de Artes”, em Itapissuma (PE), uma cidade marcada pela forte presença dos ecossistemas costeiros, por tradições populares preservadas, pela cultura da pesca tradicional e a relação com o manguezal. Implementada desde 2023 nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola de Tempo Integral e Referência em Ensino Fundamental João Bento de Paiva, daquele município, a iniciativa tem como objetivo integrar o currículo escolar aos saberes culturais, artísticos, históricos e ambientais do território. Para promover o desenvolvimento pleno dos estudantes por meio da valorização da arte, da identidade local e da sustentabilidade, a SEMA adota uma temática a cada edição. Em 2023, a proposta "Se Gabriela, de Jorge Amado, morasse em Itapissuma, como seria?" refletiu sobre o lugar da mulher na cultura popular, a liberdade, a culinária e a religião como heranças locais; em 2024, o tema "Pedra Negra: Arte em Movimento" explorou a história da pedra que dá nome à cidade (Itapissuma significa "Pedra Lisa" em Tupi), por meio das resistências e identidade local; em 2025, a temática é "De Andada", que propõe reflexão sobre os movimentos dos caranguejos e sua influência na vida da comunidade local, utilizando a obra "Homens e Caranguejos", de Josué de Castro. Anualmente, a SEMA se desenvolve ao longo de quatro meses (três de planejamento e um de vivências) e é organizada a partir de quatro etapas, iniciando com a escuta ativa dos estudantes para a definição de temas geradores e escolha do favorito; seguido do planejamento interdisciplinar no qual a Língua Portuguesa trabalha cordéis e produção textual, as Ciências analisam as questões ambientais, a Matemática explora formas geométricas, medidas e estatísticas, e a História e a Geografia fazem estudo dos espaços e das culturas. Depois dessa etapa, são realizadas as produções artísticas e as oficinas criativas, com a escola transformada em verdadeiro ateliê; culminando com a última etapa, a Semana de Artes, quando a escola vira um espaço cultural aberto à comunidade. O processo de monitoramento e avaliação é conduzido por meio de observação direta dos professores e avaliações e autoavaliações coletivas. Como resultados, foram observados o fortalecimento das competências socioemocionais, a redução de conflitos e o aumento do sentimento de pertencimento. Esta experiência entende a escola como espaço vivo de experiências significativas, onde o aprendizado ocorre por meio do fazer, da investigação e da conexão com a realidade dos territórios.



