Práticas pedagógicas de 0 a 3 anos: o real, o possível e o necessário

A necessidade de aprimorar as práticas dos Professores de Desenvolvimento Infantil (PDI) da Rede Municipal de Ensino de Itatiba (SP) deu origem à experiência "Práticas pedagógicas de 0 a 3 anos: o real, o possível e o necessário". Implementada em 2024, a iniciativa busca aprimorar as práticas pedagógicas por meio de estudos e reflexões e troca de saberes e experiências entre os docentes.
Com essa finalidade, são realizados encontros de formação continuada em pequenos grupos por faixa etária, com abordagem de temáticas diversas, como: direito de aprendizagem e de desenvolvimento, concepção de infância, organização da rotina, e conceito e experiência de aprendizagem. Por homologia de processos, a metodologia permite que os professores vivenciem as propostas antes de aplicá-las às crianças.
A experiência é monitorada por meio da escuta dos professores e da análise de registros fotográficos e audiovisuais enviados por eles, enquanto a avaliação do percurso formativo é realizada pelos docentes com o objetivo de compreender suas impressões acerca das vivências e temas trabalhados.
Esse formato tem sido avaliado positivamente pelos participantes e se mostrou alinhado com as necessidades dos professores e da equipe técnica.
Esta experiência reconhece a importância da formação continuada para o aperfeiçoamento profissional, promovendo o diálogo e a troca de saberes entre pares para transformar concepções e práticas pedagógicas na Educação Integral de bebês e crianças pequenas.


