O Papel da Escola na Construção de uma Educação Inclusiva e com Equidade Racial

A experiência “O papel da escola na construção de uma Educação Inclusiva e com equidade racial” teve origem a partir da demanda de fortalecimento de uma escola verdadeiramente democrática. Implementada desde 2021, a iniciativa ocorre em toda a rede municipal de educação de Alto do Rodrigues (RN) e tem como principal objetivo promover uma Educação Integral inclusiva e antirracista.
Para isso, é oferecido um conjunto de atividades estruturadas a partir das formações continuadas: Descolorindo o Preconceito: Diversidade é Minha Identidade (desconstrução de estereótipos); Semana da Consciência Negra; Dia Internacional da Síndrome de Down; Dia Mundial da Conscientização do Autismo; projeto Café com Inclusão; e campanha Abril Azul. Todas essas ações buscam promover a diversidade e a inclusão, fomentando a interculturalidade, o reconhecimento e a valorização das diferenças.
O processo de monitoramento e avaliação é conduzido de forma contínua e os resultados indicam impactos positivos na autoestima dos estudantes, aumento da participação das famílias, ampliação do repertório cultural e histórico nas escolas, assim como sensibilização crescente dos educadores para as questões ligadas à equidade.
Esta experiência é inspiradora por afirmar uma concepção de Educação Integral que promove a inclusão, colocando-se ativamente no enfrentamento e na reparação das desigualdades baseadas em marcadores sociais, como raça, etnia e por condição da pessoa com deficiência.




