Desvendando o Futuro da Pesca na Amazônia: Respostas às Mudanças Climáticas e à Seca dos Rios

A necessidade de compreender e enfrentar os impactos das mudanças climáticas e dos eventos extremos de seca sobre as comunidades ribeirinhas de Itacoatiara (AM), cuja sobrevivência depende diretamente da pesca e da navegação nos rios, foi o que motivou a criação, em 2024, da experiência “Desvendando o futuro da pesca na Amazônia: respostas às mudanças climáticas e à seca dos rios”.
A iniciativa, que acontece no Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Dom Jorge Edward Marskell, envolve estudantes do Ensino Médio em atividades articuladas com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e com as comunidades locais. Seu principal objetivo é sensibilizar os jovens sobre os efeitos das mudanças climáticas, promover a valorização dos saberes tradicionais e estimular a construção de soluções sustentáveis para os desafios socioambientais da Amazônia.
Entre as principais ações desenvolvidas, destacam-se: pesquisas bibliográficas em sala de aula; estudo de mapas e recursos pesqueiros; visitas técnicas à comunidade ribeirinha do Lago do Canaçari; aulas de campo com diálogo e escuta da população local; organização de apresentações para a escola; e culminância em uma feira temática com palestras e exposições abertas à comunidade.
Para monitorar e avaliar a experiência, são considerados aspectos como a participação dos alunos, os relatórios individuais e coletivos produzidos, a escuta ativa da comunidade ribeirinha, além das análises sobre o engajamento durante as etapas e a adesão do público aos eventos de finalização.
Com essas ações, foram observados maior engajamento dos estudantes, desenvolvimento de pensamento crítico e interdisciplinar nas áreas de Biologia, Geografia e História, fortalecimento da responsabilidade social, além de maior conscientização sobre os efeitos das secas prolongadas. A experiência também promoveu a aproximação entre escola, universidade e comunidade, valorizando os saberes locais e ampliando a compreensão dos jovens sobre a relação entre problemas globais e realidades locais.
A iniciativa afirma uma concepção de Educação Integral que articula ciência, cultura e saberes tradicionais, reconhece o território amazônico como espaço educativo e promove a formação cidadã dos estudantes para enfrentar os desafios ambientais e sociais de seu tempo.



