Coral Canta Criança: Vozes que Transformam Territórios e Constroem Saberes

Entre as principais ações, destacam-se a preparação vocal; a expressão corporal; a escolha colaborativa do repertório; as rodas de conversa; as dinâmicas de socialização e fortalecimento de vínculos entre os participantes; e as apresentações que integram teatro, poesia, dança e performances em eventos escolares e comunitários. As músicas selecionadas refletem os gostos dos estudantes e incorporam elementos da cultura local, da história da cidade e temas como cidadania, respeito, diversidade e solidariedade.
O monitoramento e a avaliação são processuais, qualitativos e inclusivos, com registros fotográficos e em vídeo, observações sistemáticas, diários de bordo, rodas de conversa e relatos de estudantes, famílias e membros da comunidade.
Como resultados, foram observados o fortalecimento das relações familiares e comunitárias; o sentimento de pertencimento e de responsabilidade social; o controle da ansiedade e do nervosismo em público; a empatia e o respeito mútuo; a paciência e a solidariedade; e a escuta ativa com valorização da voz do outro.
A experiência afirma uma perspectiva de Educação Integral que integra escola e território, valorizando práticas culturais e artísticas.




