Ações EDUCAERER
A experiência “Ações EDUCAERER” teve origem a partir do compromisso da Secretaria Municipal de Educação de Araraquara (SP) com a promoção da educação étnico-racial e antirracista, e foi implementada, a partir de 2023, nas escolas da Rede Municipal de Educação daquele município. Com o objetivo de promover uma visão mais crítica e reflexiva sobre as relações étnico-raciais, a iniciativa oferece repertório para a desconstrução de estereótipos e de preconceitos acerca das populações e culturas de origem africana e indígena.
Entre as principais ações desenvolvidas destacam-se a oferta do componente curricular e a elaboração do Documento Orientador Curricular referente ao Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana, Quilombola e Indígena; a realização de atividades de formação continuada; as ações de culminância em cada escola; e a troca de experiências e colaboração entre as escolas.
O processo de monitoramento e avaliação é conduzido por meio de questionários, atividades de conhecimento, diálogo, trabalho em grupo, rodas de conversa, relatórios, portfólio e observação compreensiva. Todas essas atividades articuladas buscam apoiar a compreensão dos docentes e dos estudantes sobre os temas trabalhados, tanto nos processos de formação continuada quanto no desenvolvimento das práticas nas salas de aula e com a comunidade.
Como resultados, foram observadas a construção e o fortalecimento de pensamentos e práticas inclusivas e antirracistas; o aprimoramento das práticas pedagógicas antirracistas; resolução de casos de racismo na escola por meio de mediação e intervenção, dentre outros impactos.
Esta experiência é inspiradora por afirmar uma concepção de Educação Integral que reconhece, valoriza e respeita as diferenças humanas e a diversidade cultural a partir de um currículo e de práticas educativas que, baseadas em marcadores sociais, como classe social, raça e etnia, contribuem para a superação das desigualdades.