Identificar, mapear e divulgar experiências inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral

Para contribuir com a concretização da Meta 6 do Plano Nacional de Educação, o Edital para seleção de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral convidou em 2025, e convida novamente em 2026, em sua segunda edição, Secretarias de Educação a inscreverem experiências realizadas em creches ou escolas públicas que ofertam Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Ensino Médio em tempo integral, contemplando também suas diferentes modalidades de ensino. A iniciativa busca valorizar e dar visibilidade a práticas que fortalecem a Educação Integral em Tempo Integral em todo o país.

O Edital é uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Coordenação-Geral de Educação Integral em Tempo Integral (COGEITI/DPDI/SEB/MEC), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do grupo TEIA (Territórios, Educação Integral e Cidadania), da Faculdade de Educação.

Experiência de Vitória (ES) – Ambientes Temáticos e o Viver as Infâncias: uma experiência de Educação Integral em Tempo Integral no município de Vitória (ES)

O que são experiências inspiradoras de Educação Integral?

São experiências que rompem com a fragmentação do conhecimento e buscam transformar a cultura escolar em uma educação plural, participativa e integrada à realidade do território. As experiências inspiradoras também emergem da superação de desafios enfrentados por escolas e redes de ensino e, ao serem sistematizadas e disseminadas, podem contribuir com políticas e práticas de Educação Integral em Tempo Integral de qualidade e comprometidas com a equidade.

Experiência de Concórdia do Pará (PA) – Maculelê na Educação em Tempo Integral: uma imersão nessa manifestação cultural afro-brasileira

Educação Integral

A concepção de Educação Integral que sustenta a realização deste Edital percebe bebês, crianças, adolescentes e jovens em sua integralidade, considerando diferentes dimensões: física, emocional, social, cognitiva, cultural e política, entre outras. Essa concepção de Educação Integral pressupõe o planejamento e a realização de processos formativos que reconhecem, respeitam, valorizam e incidem sobre as diferentes dimensões constitutivas do desenvolvimento dos sujeitos, a partir da mobilização e integração entre diferentes espaços, instituições sociais, tempos educativos e da diversificação das experiências e interações sociais.

Experiência de Rubiataba (GO) – Do Mundo da Imaginação à Prática Experimental de Atividades Culturais, Literárias e Artísticas

EIXOS PARA SUBMISSÃO DAS EXPERIÊNCIAS NO EDITAL
Nº 1/2026

Para participação no segundo Edital, as experiências inspiradoras devem estar relacionadas a um dos seis eixos a seguir:

Eixo 1: Gestão Democrática e Participação Social

Experiências que promovam processos de escuta, diálogo, participação e deliberação coletiva nas escolas e na rede de ensino, com canais de participação que envolvam estudantes, profissionais da educação, famílias e comunidade escolar em processos democráticos de construção de práticas educativas e projetos político-pedagógicos. Iniciativas que demonstrem êxito na instauração, realização e qualificação de instâncias de participação nas escolas, como os conselhos escolares, os grêmios estudantis, as assembleias estudantis e as associações de pais; ou ainda, em nível local, como os Comitês de Educação Integral, os Fóruns Municipais, Estaduais ou Distrital de Educação, os Fóruns de Conselhos Escolares e os Conselhos de Educação.

Eixo 2: Currículo Integrado

Experiências que apresentem propostas curriculares integradas, integradoras e articuladas às práticas sociais da vida cotidiana, superando a fragmentação curricular e comprometidas com os direitos de aprendizagem e desenvolvimento pleno dos estudantes. Propostas Político Pedagógicas que se orientem por uma perspectiva interdisciplinar, com a produção e o uso de materiais didáticos e pedagógicos que sejam contextualizados, significativos, acessíveis, diversificados e sustentáveis, garantindo o reconhecimento e a valorização da diversidade étnico-racial, ambiental, cultural e linguística presente no território e de estratégias de organização dos tempos e dos espaços educativos.

Eixo 3: Territórios, Culturas e Saberes

Experiências que demonstrem a integração da escola com o território, considerando saberes, identidades, trajetórias e práticas socioculturais dos sujeitos e grupos que compõem a comunidade. Práticas que expressem a mobilização dos diferentes tempos e espaços da escola e da comunidade, potencializando os processos educativos por meio da conexão entre a vivência escolar e o conhecimento produzido no território. Iniciativas voltadas para a construção de escolas sustentáveis em um ambiente socioambiental pacífico, saudável, inclusivo e alinhado com os princípios da sustentabilidade.

Eixo 4: Diversidade, Inclusão e Equidade

Experiências que reconheçam, valorizem e respeitem as diferenças humanas e a diversidade cultural e ambiental, voltadas para a sustentabilidade. Iniciativas que combatam e reparem desigualdades baseadas em marcadores sociais, como gênero, classe social, raça, etnia, geração, condição de pessoa com deficiência entre outros. Práticas que promovam a inclusão e a equidade no acesso, permanência e trajetória escolar de todo(a) estudante.

Eixo 5: Gestão Administrativa, Financeira e Pedagógica

Experiências que demonstrem avanços no planejamento, implementação, monitoramento e avaliação da política de Educação Integral em Tempo Integral da rede ou do projeto político pedagógico da escola, considerando aspectos como infraestrutura e ambiente escolar, recursos humanos, valorização dos profissionais da educação, formação continuada, f inanciamento e gestão de insumos, como alimentação e transporte escolar.

Eixo 6: Intersetorialidade e Articulação em Rede

Experiências que promovam a articulação intersetorial com diferentes políticas (saúde, cultura, assistência social, meio ambiente, ciência e tecnologia, esporte, entre outras) e órgãos públicos, bem como com organizações da sociedade civil e demais agentes da comunidade local. Iniciativas que fortaleçam o envolvimento da escola ou da rede de ensino com o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes na perspectiva da prevenção, atenção e proteção integral.

Divulgação

As experiências selecionadas pelo Edital integrarão ações de difusão e mobilização, que visam ampliar a colaboração entre escolas e Secretarias de Educação, fortalecendo uma rede em torno da Educação Integral em Tempo Integral. A iniciativa prevê a sistematização e a divulgação dessas práticas, ampliando seu alcance e inspirando projetos e políticas em todo o Brasil. 

No Edital de 2025, as ações de difusão previstas são: Mapa de Experiências, Rede de Trocas, Mostra Nacional, Caderno de Narrativas e Produção Audiovisual. Já no Edital de 2026, são: Mapa de Experiências, Rede de Trocas e Caderno de Narrativas,

Mapa de Experiências

Mapa interativo com um acervo das experiências inscritas neste Edital.

Rede de Trocas

Intercâmbio de escolas e Secretarias de Educação com o objetivo de aprimorar as experiências selecionadas pelo Edital.

Mostra Nacional

Evento presencial, restrito aos previamente inscritos e com participação confirmada, que reunirá experiências selecionadas para trocas, reflexões e colaboração entre escolas e Secretarias de Educação.

Caderno de Narrativas

E-book com narrativas textuais elaboradas contemplando experiências selecionadas.

Produção Audiovisual

Curta-metragem com o objetivo de disseminar os desafios, transformações e inspirações de destaque entre experiências selecionadas.