Projeto Geração Protagonista: o protagonismo juvenil enquanto princípio, prática e premissa na rede estadual de ensino do Espírito Santo

A meta estabelecida de se consolidar o protagonismo juvenil como princípio norteador das escolas da rede estadual do Espírito Santo estimulou a elaboração do “Projeto geração protagonista: o protagonismo juvenil enquanto princípio, prática e premissa na rede estadual de ensino do Espírito Santo”. Implementada desde 2023, a iniciativa ocorre nas escolas estaduais que ofertam Educação em Tempo Integral e tem como principal objetivo fomentar a autonomia, a criticidade e a participação ativa dos adolescentes e jovens nos espaços decisórios, contribuindo para a sua formação integral.
Entre as principais ações desenvolvidas, destacam-se os encontros temáticos realizados ao longo do ano, alinhados às pautas sociais e pedagógicas mais urgentes, como educação inclusiva, bullying e relações étnico-raciais, entre outras; e as missões, que consistem em atividades práticas e bimestrais de intervenção dos estudantes na realidade escolar a partir das temáticas trabalhadas. As ações envolvem ainda a documentação, o compartilhamento e apresentação das atividades realizadas nas escolas.
O processo de monitoramento e avaliação é realizado por meio de uma combinação de instrumentos qualitativos e quantitativos, que permitem acompanhar o nível de participação, o engajamento dos estudantes e a efetividade das ações desenvolvidas nas escolas da rede estadual de Tempo Integral.
Como resultados, foram observados o aumento da mobilização estudantil em torno de pautas sociais e educativas relevantes; a valorização das vozes juvenis no espaço escolar; e a incorporação do protagonismo como prática pedagógica integrada ao currículo, fortalecendo o sentimento de pertencimento dos estudantes e a construção de uma escola mais democrática e inclusiva.
Ao apresentar um currículo integrado às práticas sociais da vida cotidiana, esta experiência supera a fragmentação curricular, promovendo práticas pedagógicas inovadoras e contextualizadas que valorizam o protagonismo estudantil como ferramenta essencial para a construção de uma escola mais democrática, inclusiva e conectada com as realidades dos estudantes.




