Grêmio UBUNTU: Resgatando o Protagonismo, Democracia e Participação

Ampliar os espaços de escuta, participação e protagonismo estudantil a partir da valorização da identidade quilombola, da promoção da equidade racial e do fortalecimento da gestão democrática deram origem à experiência “Grêmio UBUNTU: resgatando o protagonismo, democracia e participação”. Implementada desde 2025, em Itapeva (SP), na Escola Municipal Quilombola Prof. Juarez Costa, a iniciativa envolve crianças e adolescentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e tem como principal objetivo promover a construção de uma escola mais inclusiva, reflexiva e engajada.
Entre as principais ações desenvolvidas, destacam-se as oficinas de debate crítico, artesanato, meio ambiente, esportes, atletismo e capoeira; os projetos "Saúde Menstrual", “Adote um Leitor” e "Escrevivências"; a implementação da Alfabetização de Jovens e Adultos; o Bazar Sustentável; e a criação da Comissão de Extensão em Educação Antirracista (CEEAR).
O processo de monitoramento é conduzido por meio de reuniões mensais do grêmio com a gestão e professores, além de acompanhamento direto da CEEAR. Os critérios de avaliação incluem engajamento dos estudantes nas oficinas, impacto na comunidade, retorno das formações aplicadas e transformação nos discursos e atitudes dos alunos em relação à identidade racial e à participação cidadã.
Como resultado, foram observados maior consciência crítica, orgulho da identidade quilombola e capacidade de articulação social pelos estudantes. A construção de um espaço mais democrático, no qual os alunos se sentem ouvidos e atuantes, propiciou ainda maior interesse pela leitura e pela escrita e fortalecimento de vínculos culturais.
Esta experiência é inspiradora por afirmar uma concepção de Educação Integral que demonstra êxito na instauração, realização e qualificação de instâncias de participação nas escolas e creches, como os grêmios estudantis.




