Conservação da Natureza

A experiência “Conservação da natureza” surgiu da necessidade de sensibilizar a comunidade sobre a importância desse tema e engajá-la por meio de práticas educativas de proteção do meio ambiente. Implementada desde 2024, em Soledade (RS), na EMEF Joaquim Floriano Pinto, a iniciativa envolve crianças e adolescentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, e promove práticas sustentáveis de reutilização, redução e reciclagem dos resíduos produzidos na escola e na comunidade local.
Entre as principais ações desenvolvidas, destacam-se horta na escola, paisagismo do pátio, plantio de árvores, compostagem, trilhas ecológicas, campanhas de conscientização e oficinas sobre saberes tradicionais. O processo de monitoramento e avaliação é realizado continuamente por meio de planilhas de indicadores e de feedback em reuniões periódicas. A ampliação da compreensão sobre os ecossistemas locais, o ciclo da água, do solo e da biodiversidade e o desenvolvimento de noções de sustentabilidade, reciclagem e agroecologia são alguns dos resultados observados.
Ao propiciar resgate de práticas tradicionais de cuidado com a terra, fortalecimento da identidade camponesa e valorização do modo de vida no campo e do saber científico aliado ao conhecimento tradicional local, a iniciativa contribuiu para a integração da escola com a comunidade e com os saberes dos agricultores, benzedeiras e comerciantes.
Esta experiência é inspiradora por afirmar uma concepção de educação integral que se orienta por uma perspectiva interdisciplinar, com uso de materiais didáticos e pedagógicos contextualizados, significativos, acessíveis, diversificados e sustentáveis e que promovem aprendizagens baseadas na preservação do meio ambiente, garantindo o reconhecimento e a valorização da diversidade ambiental e cultural no território.



