Escola Em Tempo Integral: Desafios e Superações
A experiência “Escola Em Tempo Integral - desafios e superações” teve origem a partir da implementação da Política de Educação em Tempo Integral, no município de Angico (TO). Implementada desde 2024, na Escola Municipal Luis Ramos dos Santos, unidade que oferece atendimento em tempo integral para estudantes dos Anos Inicias do Ensino Fundamental, a iniciativa tem como principais objetivos melhorar a qualidade da educação pública, elevar os resultados de aprendizagem e promover o desenvolvimento integral das crianças.
As principais ações, realizadas pela gestão escolar e Secretaria de Educação, têm como foco o planejamento pedagógico, a ampliação e a construção de espaços físicos e a oferta de formação continuada para a equipe administrativa e pedagógica da escola. Com ênfase nas condições que permitem a oferta de atividades diversificadas de informática, Estudo Orientado, Prática Experimental em Matemática e Prática Experimental em Ciências, Cultura e Artes, a experiência é monitorada e avaliada de forma contínua e sistemática. A partir dos programas Sistema de Avaliação e Monitoramento do Estado do TO (SAETO/CAEd), Plataforma de Avaliação de Fluência em Leitura do MEC (PARC/CAEd) e plataforma de avaliação periódica, MEC/CAEd, são analisados os resultados e desenhadas as intervenções necessárias.
Como resultados, foram observados avanços na aprendizagem, evidenciados em avaliações internas e externas, desenvolvimento de habilidades dos estudantes e redução das taxas de evasão e reprovação. Esta experiência é inspiradora por afirmar uma concepção de Educação Integral comprometida com o planejamento, implementação, monitoramento e avaliação das políticas e práticas educativas na rede.