Turismo Pedagógico

A experiência “Turismo Pedagógico” foi idealizada pela gestão do município de Baturité (CE) visando reconhecer e revitalizar o potencial turístico da região, sendo implementada em 2021, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e o Quilombo da Serra do Evaristo, certificado como remanescente de quilombo.
A proposta incluiu a produção de uma cartilha didática, elaborada a partir dos debates com a comunidade quilombola, que contempla todos os componentes curriculares, ampliando, assim, os conhecimentos dos estudantes e da comunidade local sobre os valores, a história, a cultura e os saberes desse quilombo. Contemplando a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e com o intuito de motivar os educadores a criar atividades inovadoras e adequadas para cada etapa de ensino, a metodologia prevê atividades interdisciplinares como oficinas, projetos temáticos, rodas de conversa e exploração das diferentes linguagens, oral, escrita, corporal, artística e digital. As aulas também trabalham temas como empoderamento feminino e valorização da estética negra, ancestralidade e memória coletiva, além de promover o estudo da história local.
O processo de monitoramento e avaliação é realizado por meio de registros feitos pelos estudantes, como diários de bordo, apresentações, trabalhos em grupo e exposições temáticas.
Os principais resultados foram o uso da cartilha para contextualizar os conteúdos e despertar a curiosidade dos alunos; a ampliação do conhecimento sobre a história e a cultura quilombola; e a implementação de uma educação que contempla as vivências socioculturais da comunidade. Esta experiência rompe com a fragmentação do conhecimento e busca transformar a cultura escolar em uma educação plural, participativa e integrada à realidade do território, respeitando e valorizando a diversidade étnico-racial.



