Do Solo à Vida: Educação para a Sustentabilidade

Um processo de reassentamento realizado de forma abrupta devido a um alagamento uniu, em uma mesma comunidade, famílias de diferentes bairros e com vivências, culturas e práticas educativas diversas. A percepção de falta de sentimento de pertencimento e de vínculos deu origem à experiência “Do solo à vida: educação para a sustentabilidade”.
Implementada desde 2023 na Escola Municipal Professora Telma Maria Leandro de Sousa, em Palmares (PE), a iniciativa propõe a escuta ativa dos alunos para que a escola se torne um espaço de pertencimento, acolhimento e desenvolvimento integral.
Entre as principais ações desenvolvidas, destacam-se a revisão do Projeto Político-Pedagógico (PPP), com acréscimo de práticas mais integradoras, com valorização do território e da escuta ativa, e implementação dos clubes de agroecologia, de leitura e de jogos e recreação, propostos pelos alunos.
Foram realizadas ainda visitas aos responsáveis/familiares dos estudantes para maior aproximação e identificação dos problemas da comunidade; implementação de compostagem e de um sistema agroflorestal; e uma parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para análise dos problemas relacionados ao cultivo na horta.
O processo de monitoramento e avaliação é conduzido por meio de registros em ata nos momentos de reuniões, registros fotográficos e vídeos. Os combinados estabelecidos entre as turmas são retomados e novos acordos firmados. Nos encontros pedagógicos são realizadas ainda análises sobre as aprendizagens e o clima escolar.
Como resultado, foi observado um maior espaço para o diálogo, a escuta e a cooperação. Além disso, a comunidade escolar começou a se perceber como parte de um coletivo em formação que compartilha a responsabilidade pela educação das crianças e dos adolescentes. Também foi percebido maior senso de pertencimento dos estudantes à escola e à comunidade, assim como a compreensão de que todos têm papel ativo na construção do espaço escolar.
Esta experiência busca transformar a cultura escolar em uma educação plural, participativa e integrada à realidade do território, promovendo iniciativas voltadas para a construção de escolas sustentáveis em um ambiente socioambiental pacífico, saudável, inclusivo e alinhado com os princípios da sustentabilidade.